Consultoria em Economia Circular

Consultoria em Economia Circular

Se sua empresa busca uma nova forma de pensar os resíduos e os processos, você precisa conhecer nossa forma de trabalhar a economia circular. Não queremos fazer menos mal, queremos fazer bem, e cada vez melhor. Mais do que reciclar o lixo. Mais do que reduzir o lixo. Trabalhamos para acabar com o conceito de lixo.

A economia circular é uma nova forma de pensar o nosso futuro e como nos relacionamos com o meio em que vivemos, separando o crescimento econômico e o bem-estar social, do consumo crescente.

O design de novos produtos e processos possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo. Os resíduos se tornam matéria-prima em novos processos – e produtos ou materiais podem ser reparados, reutilizados, atualizados ou reinseridos em novos ciclos com mesma qualidade ou superior, ao invés de serem descartados.

Este modelo, parte dos princípios naturais e sua replicação em processos industriais, representando uma ótima oportunidade para novos negócios.

A economia circular contrasta com o processo produtivo atual, que tem a prática de ‘produzir-consumir-descartar’, e é o que chamamos de economia linear.

Em um sistema linear, o crescimento econômico depende do consumo de recursos finitos, o que traz o risco de esgotamento de matérias-primas. Com menos recursos disponíveis, há custos cada vez mais elevados de extração, o que traz instabilidade e insegurança em relação ao nosso futuro.

Além dos problemas associados à extração insustentável de recursos, ocorre também a contaminação decorrente da produção e descarte de produtos. O modelo linear gera um volume sem precedentes de resíduos descartados e potencialmente poluidores.

A economia circular vem sendo construída dinamicamente nas últimas décadas e adotada por diversos setores da sociedade. Ela oferece um novo modelo de pensamento e organização social e econômica, com a capacidade de iluminar o desafio de transformação dos modelos atuais de desenvolvimento industrial e econômico. É uma ideia mobilizadora, que sinaliza a possibilidade de interações benéficas entre os seres humanos e o planeta, em uma visão positiva de futuro.

Um ótimo recurso para entender os princípios básicos da Economia Circular é a animação “Economia Circular: Repensando o Progresso”, produzida pela Fundação Ellen MacArthur, reproduzida abaixo com legendas em Português.

Se quiser saber mais sobre nossos serviços?